Dicas

Pensando em você, o Posto São Vicente
traz dicas essenciais para o seu veículo
estar sempre com a manutenção em dia
para a sua tranquilidade.

  • Cuidados com os freios


  • - Ao descer uma ladeira, procure usar a mesma marcha que colocaria se estivesse na subida.
  • - Cheque mensalmente o nível do fluido de freio. Quando for completá-lo, tome cuidado para não deixar cair nenhuma partícula de sujeira. Qualquer resíduo pode comprometer o perfeito funcionamento do sistema.
  • - Ao aproximar o carro de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freadas bruscas e preserva discos e pastilhas de freio.
  • Cuidados com os pneus


  • - Subir e descer a guia da calçada pode causar cortes ou quebras na estrutura do pneu. Evite esse tipo de manobra.
  • - Ao estacionar, não encoste a lateral dos pneus no meio fio. Esse procedimento pode resultar na separação da estrutura do pneu.
  • - Não estacione sobre óleo, solventes ou outros derivados de petróleo pois o contato dos pneus com esse tipo de produto agride a estrutura do pneu e pode provocar um desgaste prematuro.
  • - Não rode com excesso de carga no veículo: pode haver deformação e quebra da estrutura dos pneus, além do comprometimento de todo o sistema de suspensão.
  • Calibragem certa


  • - Tenha sempre o cuidado de rodar com a pressão correta, pois a calibragem incorreta é o principal fator que diminui a vida útil dos pneus.
  • - A calibração deve acontecer semanalmente, sempre com pneus frios
  • - Calibre os pneus sempre que for pegar estrada, excepcionalmente nessas condições, é aconselhável utilizar duas libras acima da normalmente recomendada.
  • - Aproveite a calibragem para certificar-se de que as válvulas não apresentam vazamentos e que estão com suas respectivas tampas, evitando a penetração de umidade no interior do pneu.
  • - Utilizar pressão abaixo da recomendada aumenta a área de contato do pneu com o solo, e diminue sua durabilidade.
  • - A pressão acima da indicada altera o contato do pneu com o solo, acelerando o desgaste no centro da banda de rodagem.
  • - Não descanse o pé no pedal da embreagem enquanto dirige, este é um hábito muito comum entre os motoristas, mas que pode provocar a queima do disco da embreagem.
  • Motor


  • - Não permita, de maneira nenhuma, que o motor trabalhe em rotações muito baixas. Andar a 40 Km/h em quarta marcha, representa uma carga muito forte para o motor.
  • - Mesmo no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. A temperatura ideal é atingida mais facilmente com o carro em movimento.
  • - Nas trocas de óleo, jamais coloque o líquido além do nível indicado, o carro vai acabar perdendo potência e consumindo mais combustível.
  • - Sempre faça a verificação dos níveis de óleo e água com o motor frio.
  • - Faça sempre as revisões e trocas de componentes no prazo recomendado pelo fabricante.
  • - Nunca abra a tampa do reservatório de água com o motor quente, isso acaba despressurizando todo o sistema, gerando bolhas de ar que podem prejudicar a circulação da água e, em uma situação extrema, levar ao superaquecimento do motor.
  • Bateria em dia


  • - As baterias mais antigas precisam ter seu nível verificado e completado semanalmente com água destilada, mas hoje em dia, com as baterias seladas, quase não há preocupação, pois elas não precisam de qualquer tipo de manutenção.
  • - Evite deixar faróis ou outros equipamentos elétricos ligados enquanto o veículo não estiver em funcionamento.
  • - Dê partidas por no máximo 5 segundos, e se o carro não pegar aguarde 30 segundos para uma próxima tentativa.
  • - Se a bateria descarregar, procure um auto-elétrico e carregue-a utilizando um aparelho de carga lenta, pois se for de carga rápida pode-se danificar a bateria.